Manual do Sistema Gerador de Reservatórios
 
×
Menu
Indice
  • Apresentação
 
 
 
SISGeR - Sistema Gerador de Reservatórios
 
APRESENTAÇÃO
 
Trata-se de ferramenta computacional para geração de insumos iniciais (base vetorial com atributos geomorfológicos) para prospecção de potenciais reservatórios/barragens por processamento de modelos digitais de elevação (MDEs) em ambiente de banco de dados.
 
Esta aplicação agrega requisitos de usabilidade de software para facilitar o emprego dessa ferramenta computacional, que opera delimitando áreas geomorfologicamente consistentes à criação de reservatórios com base em modelo digital de elevação (MDE), de qualquer resolução espacial.
 
Utiliza um algoritmo de processamento do MDE para identificação de polígonos de “represas virtuais”, a partir de cada ponto de drenagem sintética, além de informações sobre largura e altura máximas de barragem.
 
HISTÓRICO
 
No final do ano de 2013, foi demandada à Agencia Nacional de Água, a incumbência de se implementar um sistema que indicasse prospectivamente locais favoráveis à reservação superficial de água para o Semiárido Brasileiro.
 
A ideia original ficou assim resumida: “gerador de reservatórios”, com dois objetivos principais :
 
Após intensas pesquisas bibliográicas sobre o tema foi identificado que, na Universidade de Brasíia –UnB, havia uma tese de doutorado em processo de finalização sobre o uso de geotecnologias para identificação de locais propícios à geração de energia hidrelétrica.
Em contato com orientador e doutorando, iniciou-se a primeira parceria para o desenvolvimento do projeto denominado inicialmente de “Reservação Superficial de Água no Semiárido Brasileiro”.
 
Inicialmente trabalhou-se na identificação de quais variáveis poderiam auxiliar na composição de um índice de favorecimento à reservação superficial de água e como operacionalizar o geoprocessamento para aquele espaço geográfico.
 
Sobre as variáveis, identificaram-se três eminentemente técnicas: geomorfologia, hidrologia e geologia. Sobre elas recaem todas as análises de outras camadas de geoinformação (estrada, terra indígena, unidade de conservação, área urbana etc.), desde que indicadas inequivocamente pela autoridade demandante, para subsidiar decisões subsequentes através do cruzamento dos diferentes planos de informação.
 
Quanto à operacionalização, identificou-se a necessidade de se desenvolvimento computacional que permitisse análises geográficas específicas e configuráveis.
 
Ampliou-se assim a equipe de desenvolvimento do projeto, com a inclusão de profissionais, para concepção e desenvolvimento computacional e para viabilizar a concepção e identificação de variáveis hidrológicas.
 
Após meses de trabalho e desenvolvimento ...
 
...
 
Assim nasceu o projeto, cuja aplicação computacional é neste guia rápido apresentado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Guia Rápido
2016